SONDA LAMBDA.

o teste de tempo de injeção X sonda lambda é um deste procedimentos que nos da meio caminho andado para diagnosticar um defeito.


O sinal da sonda lambda (sensor que mede o nivel de oxigênio nos gases do escapamento) é medida em milivolts (mV) e varia entre 50 a 900 mV de acordo com a concentração de Oxigênio nos gases, por sua vez o tempo de injeção (TI) é medido em mili-segundos e corresponde ao tempo que a válvula injetora (bico injetor) fica aberta ou seja o tempo que a Central (U.C.E) permanece com o bico energizado para que o combustível seja pulverizado dentro da câmara de combustão.
O TI é calculado pela central eletrônica usando como base as informações dos sensores espalhados pelo motor, e alterado a medida que a sonda lambda envia um sinal informando que ocorreu uma alteração na mistura ar/combustível. Esta correção ocorre a todo momento sendo ignorada somente quando a sonda ainda não atingiu sua temperatura de trabalho (300 C°), em acelerações em plena carga ou em desacelerações. Quando a central recebe um sinal menor que 300 mV ela entende que a mistura esta com pouco combustível ( mistura pobre) quando isso ocorre a central aumenta o tempo de injeção para que haja a estabilização da mistura, e quando a U.C.E recebe um sinal maior que 600 mV a mesma sabe que a mistura esta com mais combustível do que ar (mistura rica) fazendo com que o TI abaixe para corrigir a mistura.
Se dominarmos estas informações acima podemos chegar a algumas conclusões que facilitaram o diagnostico, são elas:
  • Tempo de injeção normal e sonda oscilando entre 0,50 a 900 mV:Se o TI estiver dentro da faixa especificada pelo modelo do carro e a sonda estiver variando a tensão entre o maximo e o mínimo, podemos dizer que a mistura ar/combustível esta sendo bem controlada.  
  • Tempo de injeção baixo X sinal da sonda acima de 600 mV:  neste caso a sonda esta enviando um sinal de mistura rica (excesso de combustível) e faz com a central abaixe o tempo de injeção tentado empobrecer a mistura mas não consegue.Geralmente isto é causado por.
-Correia fora do ponto,
-Catalisador entupido,
-Regulador de pressão furado,
-bico com vazão acima do normal,
-problema no sistema de ignição ( como velas, cabos, etc. ruins)- outros..


  • Tempo de injeção Alto X Sinal da Sonda Abaixo de 300 mV: Neste caso a sonda esta enviando um sinal de mistura pobre (falta de combustível), por sua vez a central para tentar corrigir aumenta o tempo de injeção. Isto geralmente é causado por:
-Problemas de baixa pressão na linha de combustível.
-Bicos injetores sujos.

-entrada de ar falsa

-outros.
Todos estes parâmetros podem ser obtidos com o uso de um multímetro, basta o mesmo ter a função de mili-segundos, ou até mesmo com um scanner você pode conferir estes dados.
COMENTE:

Comentários

alcivan disse…
vale apena ver essa postagem do dr.carro explica muito bem ,pricipalmente ajente que tem oficina.

Postagens mais visitadas deste blog

FIESTA 1.0 COMO FAZER O RESET?

GOLF NÃO PEGA.

Peugeot 206 1.4 flex não pega